Açúcar e fertilidade: O vilão
- Dr. Alexandre Farah
- 27 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
O que causa a infertilidade?
Conheça alimentos que reduzem suas chances de engravidar (base da pesquisa no www.conquistesuavida.com.br)

Para quem está tentando engravidar, é muito importante tomar cuidados com a alimentação, sabia? Além de comer muitas frutas, legumes e verduras, é necessário restringir certos alimentos que possam, de certa forma, dificultar o processo de ovulação e fecundação.
1. Alimentos ultra processados, gordurosos e com muito açúcar podem causar desequilíbrios hormonais, dificultando a gravidez
Buscar uma dieta saudável (com alimentos naturais) é o mais indicado para quem está tentando engravidar. Isso significa que comidas industrializadas - ultra processadas, gordurosas e com muito açúcar, por exemplo - devem ficar de fora do cardápio! Elas possuem uma quantidade grande de sódio, corantes, aditivos e substâncias que fazem mal ao estômago, intestino, rins e favorecem o acúmulo de gordura.
Vale destacar que, caso a pessoa tenha excesso de gordura corporal, é possível que o corpo produza uma maior quantidade de hormônios (como o estrógeno)- o que pode levar à dificuldade de engravidar. Por conta disso, a nossa dica é evitar ao máximo frituras, pizzas congeladas, biscoitos recheados, margarina, pipoca de micro-ondas e embutidos (salsicha, presunto, mortadela e salame, por exemplo).

2. Bebidas com cafeína (como café e refrigerantes) podem atrapalhar o transporte do óvulo até o útero
Se você tem o hábito de tomar café ou refrigerantes de forma exagerada, o mais indicado é diminuir o consumo desses produtos. O excesso de cafeína, para quem não sabe, pode dificultar a movimentação dos músculos que transportam o óvulo até o útero, impedindo a gravidez.
Lembre-se que você não precisa cortar de vez o consumo da cafeína, ok? Basta ter bom senso e equilíbrio - ou seja, em vez de tomar quatro xícaras de café por dia, tome apenas uma ou duas (uma no café da manhã e outra lanche da tarde, por exemplo).

3. Carnes vermelhas em excesso também dificultam a gravidez
Carnes vermelhas, para quem não sabe, são consideradas gordurosas e devem ser consumidas com parcimônia. Caso a ideia seja engravidar, o ideal é que você passe a consumir mais peixes e proteínas vegetais (como feijão, tofu e lentilha) em vez de carnes gordurosas. Assim, o organismo se mantém mais saudável e propenso à ovulação/ fecundação.
4. Chá de hibisco afeta os hormônios femininos, dificultando a gravidez
Conhecido por favorecer a perda de peso e auxiliar no controle de colesterol, o chá de hibisco é realmente uma bebida benéfica e nutritiva. No entanto, quando consumido em excesso, ele afeta os hormônios femininos e pode até inibir a ovulação. Por conta disso, ele não é indicado para quem está tentando engravidar.
Bônus: dietas low carb não são indicadas para quem quer engravidar
Vale lembrar que, caso o objetivo seja engravidar, é de suma importância manter uma dieta saudável e equilibrada, consumindo todos os nutrientes necessários. O problema da dieta low carb é justamente esse: apesar de permitir o consumo de vegetais, ovos, frango, peixe e outros alimentos importantes, ela acaba proibindo alimentos que são necessários para quem está tentando engravidar.
O abacate, por exemplo, é fonte de gorduras "do bem" (como ômega 6 e 9), que são essenciais para quem quer engravidar. No entanto, ele costuma ser cortado nesse tipo de dieta, pois não auxilia na perda de peso.
Para deixar o corpo saudável, nutrido e propenso à gravidez, a nossa dica é fugir de dietas muito restritivas (como as low carb). O ideal é recorrer a uma alimentação mais completa e diversa, evitando apenas os alimentos maléficos (como os gordurosos e ultra processados).

Aprendendo com o oriente na ingestão de verduras e legumes semi cozidos
Vale lembrar que a comida oriental, notadamente a chinesa, é rica em sementes e vegetais cozidos ou aferventados.
O corpo é ávido por óleos do bem (ácidos graxos poli-insaturados como os óleos da família do ômega) pois estes entram na formação de células nervosas, protegem as artérias e também travam processos inflamatórios.
As saladas na China, e outros países daquele eixo, são geralmente feitas com verduras cozidas ou fritas (não recomendado para este objetivo por causa das transformações do óleo durante seu aquecimento)
Verduras pré-cozidos são fontes de fibras, proteínas, aminoácidos, enzimas e vitaminas.
Em medicina chinesa considera-se que o corpo gasta consideravelmente energia com seu cérebro (processo de pensamento) e com o processo de manter a temperatura do corpo constante (mesmo com as flutuações térmicas de nosso ambiente) e por essa razão não devemos forçá-lo com comidas frias em excesso, de onde vem o costume salutar de cozinhar as vegetais parcialmente, pois se suas fibras estiverem amolecidas, facilitará a mastigação, a digestão e a filtragem de seus princípios alimentares pois o corpo não terá de dispender energia para voltar a aquecer o alimento e proporcionar a digestão normal.

Comments